A Catarata é a doença que acomete o cristalino causando a sua opacificação.
O tipo mais comum é relacionado a idade e chamado de catarata senil, que geralmente aparece após os 60 anos de id
ade e faz parte do envelhecimento natural do corpo humano. No tipo senil, os pacientes notam que a visão vai diminuindo progressivamente e os objetos podem aparecer amarelados ou nebulosos, com redução do brilho das cores.
Muitas pessoas notam esses sintomas principalmente no final do dia, o que atrapalha muito em tarefas cotidianas como ler e dirigir, gerando dificuldade e insegurança para realizar tarefas diárias. Em alguns casos a catarata pode causar miopia secundária levando a redução da visão para longe com o favorecimento da visão para perto.
Outras causas que podem antecipar o aparecimento da catarata são: diabetes, uveítes, hipotireoidismo, traumas, excesso de radiação ultravioleta e abuso do uso de corticoides, entre outras causas mais raras.
Independente da causa, quando a catarata prejudica a visão, está indicada a cirurgia, que é realizada com grande sucesso devido às técnicas modernas e à grande diversidade de lentes intra-oculares.
Nossos equipamentos
Os principais exames que ajudam no cálculo do grau da Lente Intra-ocular adequada para cada olho são a Biometria por Interferometria Óptica (Lenstar), a Tomografia da Córnea (Pentacam) e o Verion (descrito abaixo).
A cirurgia da catarata é realizada com anestesia tópica com colírios e sedação leve, e tem duração de menos de 10 minutos. O cirurgião utiliza um equipamento chamado facoemulsificador para remover o cristalino opaco. Este equipamento usa ultrassom para quebrar o cristalino em micropedaços e aspirá-los. Após o cristalino natural ser removido, este será substituído pelo implante de uma lente intra-ocular.
O implante da lente intra-ocular é realizado através de uma microincisão autoselante de 2 milimetros na lateral da córnea, sendo esta lente dobrável e de acrílico hidrofóbico, pois este material é 100% biocompativel.
Além da melhora na acuidade visual, outros benefícios incluem: melhora na visão de cores, que se tornam mais vivas e melhora na qualidade de vida ficando em geral, mais independentes. Trabalhos mostram que a cirurgia da catarata reduz o risco de queda em idosos.
A diminuição da necessidade de óculos para longe em geral ocorre na grande maioria dos pacientes, quando são selecionadas lentes intra-oculares monofocais e/ou tóricas.
Com a evolução das lentes intra-oculares, hoje está a disposição o implante de lentes Trifocais, onde se pode diminuir também a dependência do óculos de longe, meia distancia e perto.
Para o implante de Lentes Trifocais e Lentes Tóricas é de fundamental importância a utilização de um equipamento que guia digitalmente o posicionamento da lente dentro do olho de acordo com o eixo visual do paciente. Este sistema se chama Verion Digital Imaging System, de última geração, e que está disponível em nosso serviço.
Esta indicação do tipo de lente a ser implantada depende da avaliação oftalmológica e dos resultados dos exames oculares pré-operatórios, que vão determinar a melhor lente para o seu olho.