Tratamento do Ceratocone

O Ceratocone é uma degeneração corneana que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a distorção das imagens. Ocorre devido a uma perda da rigidez do estroma da córnea, parte que corresponde a 90% da espessura da córnea, levando ao afinamento e deslocamento para frente da sua região central ou para-central. A doença é bilateral, porém é comum que um dos olhos seja mais afetado que o outro. Está associada a fatores hereditários e normalmente sua progressão se relaciona com o ato de coçar os olhos frequentemente.

Se inicia geralmente no início da adolescência e avança até a terceira ou quarta década de vida para a maioria dos pacientes. Ocasiona aumento progressivo de miopia e elevado grau de astigmatismo irregular, além de baixa da acuidade visual. É tipicamente uma doença que não provoca dores e não apresenta quadro inflamatório (não deixa o olho vermelho). Devido a grande associação com alergia nos olhos, ela provoca coceira, o que acentua a piora do quadro.

Equipamento

Assim como em muitas outras doenças, o tratamento é realizado de acordo com o estágio da doença, com o grau de irregularidade existente na córnea e com características gerais de cada pessoa. A Tomografia tridimensional da córnea (PENTACAM) é o principal exame para diagnóstico e estadiamento do Ceratocone..

Nas fases iniciais, a visão é bem corrigida com o uso de óculos e/ou lentes de contato. Com o tempo, os indivíduos afetados começam a perceber que mesmo com o uso dos óculos, a qualidade visual não é boa.

É necessário ressaltar a importância do tratamento da alergia e a orientação de não coçar os olhos, que é fundamental.

Tratamento

A técnica cirúrgica de Crosslinking Corneano trouxe mudanças para esta evolução da doença. Deve ser utilizada tão logo seja feito o diagnóstico e comprovado que o Ceratocone está em desenvolvimento. O procedimento é feito com colírio anestésico. A camada mais superficial da córnea (epitélio) é removida e posteriormente inicia-se o uso de colírio de Riboflavina (Vitamina B2) por 30 minutos. Após isso , a córnea é submetida a exposição de radiação ultravioleta através de um equipamento especifico, por 10 minutos . Isto faz com que as fibras de colágeno da córnea se enrijeçam e ajudem a manter a córnea estável.

O Crosslinking oferece ao paciente uma chance grande de evitar o transplante de córnea e “estacionar” a progressão da doença. A cirurgia não é feita para melhorar o ceratocone, mas apenas para que a doença pare de piorar, o que já muda a vida do paciente com este problema.

Em casos mais avançados é necessário o Implante do Anel Intra-corneano, uma técnica cirúrgica com finalidade de diminuir a irregularidade da córnea. É inserida uma prótese de acrílico (PMMA) no interior do tecido corneano, alterando a curvatura da córnea de maneira necessária à correção que se deseja obter. O procedimento é feito com o auxílio de um Laser de Femtossegundo, em que é realizado um túnel e uma microincisão, por onde o segmento de anel irá entrar e ficar estabilizado dentro da córnea. Com o uso do Laser, não há corte com bisturi, conferindo maior precisão e eficiência na cirurgia.

Caso o estágio do Ceratocone esteja muito avançado e não seja possível nenhum desses procedimentos, será indicado o transplante de córnea.

O seu Oftalmologista irá avaliar qual o melhor tratamento para o seu caso.

Entre em contato com o Centro de Oftalmologia Marçal Porto

Utilize os dados de contato abaixo ou nos envie uma mensagem utilizando o formulário ao lado.

Nosso endereço

Rua John Kennedy, 99 - Centro de Vinhedo - São Paulo - CEP 13280-109

Nosso telefone

(19) 99610-2025 (somente WhatsApp)