A Cirurgia Refrativa é um procedimento que tem como objetivo a correção da Miopia, Hipermetropia e do Astigmatismo, diminuindo assim a necessidade do uso de óculos, através da aplicação do Excimer Laser.
Basicamente as técnicas mais utilizados são o LASIK e o PRK, entretanto, em graus muito elevados utiliza-se o Implante de Lentes Fácicas.
O LASIK e o PRK são feitos através de um equipamento de laser para remodelar suavemente a superfície da córnea e modificar sua curvatura. São realizadas sob anestesia tópica com colírios, geralmente são feitos os dois olhos no mesmo dia, e o procedimento dura cerca de 5 minutos para cada olho.
No LASIK é necessária a confecção de um flap corneano, uma fina fatia da córnea que é levantada para possibilitar a aplicação do Excimer Laser para corrigir o grau.
No PRK, não é necessária a criação do flap corneano, sendo o Excimer Laser aplicado desde a superfície da córnea, técnica chamada de PRK Transepitelial.
Equipamentos
Para realizar a Cirurgia Refrativa é necessário ter um histórico ocular do paciente e que esse se submeta a uma consulta oftalmológica e exames complementares. A Tomografia de Córnea (Pentacam) que faz uma avaliação tridimensional é o exame mais importante realizado na avaliação pré-operatória de pacientes candidatos à Cirurgia Refrativa,
A cirurgia a laser é extremamente eficaz e indolor, necessitando apenas de aplicação de um colírio anestésico.
Após a Cirurgia
É normal que em até dois dias depois do procedimento o paciente já esteja apto para voltar às suas atividades de rotina, no caso do LASIK.
No PRK a recuperação requer mais alguns dias e existe incômodo por algumas horas ou poucos dias depois da cirurgia. O PRK é bastante utilizado porque alguns casos não podem ser submetidos a LASIK e podem ser operados por PRK.
A recuperação visual depende entre outras coisas da cicatrização corneana, do seguimento das orientações médicas, da cooperação do paciente durante o procedimento e do tamanho do erro refracional. Quanto maior for o grau, um pouco mais demorada será a recuperação visual. Em geral, míopes se recuperam mais rapidamente que hipermétropes e, pacientes com astigmatismo pequenos também se reabilitam mais rapidamente que os portadores de graus moderados e altos.
Na imensa maioria dos casos o paciente vai para casa sem nenhum tipo de tampão, porém é necessário o uso de uma lente de contato terapêutica para uma maior segurança no pós operatório, que é geralmente retirado dentro do 1º ao 7º dia de pós operatório, dependendo da técnica utilizada.. É necessário a utilização de óculos escuros com proteção ultravioleta em ambientes externos, até a cicatrização completa da córnea.
O Implante de Lentes Fácicas são indicadas em pacientes que apresentam graus elevados e/ou pacientes que não podem ser submetidos a cirurgias a Laser, sem ser necessária a extração do cristalino. Podem ser lentes de câmara anterior (entre a córnea e a íris) e de câmara posterior (entre a íris e o cristalino). Atualmente estas lentes são dobráveis, inseridas através de uma micro incisão, onde são facilmente alocadas dentro do olho.