A Presbiopia ou popularmente chamada de “vista cansada” é um problema de perda de foco para perto e para as distâncias intermediárias que afeta a maioria das pessoas ao redor dos 40 anos e vai se acentuando com o tempo.
No olho humano existe uma lente interna, o cristalino, que cresce durante toda a vida. A ação do músculo ciliar, localizado na parte interna do olho, move o cristalino focando os objetos próximos ou distantes. Após os 40 anos, o crescimento do cristalino atinge níveis que impedem essa acomodação, estabelecendo a presbiopia, que avança lentamente até atingir seu maior grau por volta dos 55 anos de idade.
Atualmente, a correção da Presbiopia pode ser feita, além do uso de óculos e lentes de contato, através de Cirurgia Refrativa LASIK, PRK e Implante de Lentes Intra-oculares Trifocais.
As Lentes Intra-Oculares Trifocais são implantadas através de uma cirurgia chamada Facoemulsificação, a mesma técnica usada na Cirurgia da Catarata. Pode ser realizada quando já existir catarata ou quando ocorrer a Sindrome da Disfunção do Cristalino, que é quando o paciente não consegue enxergar para perto sem o uso de óculos, e que ocorre geralmente após os 50 anos de idade.
Para o implante de Lentes Trifocais é de fundamental importância a avaliação criteriosa pré-operatória através de exames oftalmológicos específicos. Também é fundamental a utilização de um equipamento que guia digitalmente o posicionamento da lente do olho de acordo com o eixo visual do paciente durante a cirurgia. Este sistema se chama Verion Digital Imaging System, de última geração, e que está disponível em nosso serviço.